terça-feira, 26 de novembro de 2019

O Grau Rosacruz

Quando a pessoa decide entrar no grau chamado rosacruz seguirá uma graduação específica, paralela, chamada por alguns de religiosa, que denominamos Confraria Rosacruz. Pode ser que alguns abandonem as outras vias, pois diante de tamanha realização podem resolver dedicar-se apenas a esta. Aqui temos a chamada via crucis ou operação da cruz ou caminho da cruz, e é isto que ensinamos.

Portanto este nome, rosacruz, nada tem a ver com as ordens modernas que o utilizam (por ter alguma influência ou apenas por mera propaganda de ordem falsa se dizendo ser rosacruz, para mais detalhes aguarde a publicação da pesquisa "A Verdadeira Rosacruz"). Aqui este nome se refere apenas à rosacruz clássica, com a idéia de Johannes Valentinus Andrae, com a reforma do ser humano é da humanidade. Andrae foi um teólogo e seu intuito não era nem reformar a igreja nem fundar uma nova religião (ou denominação), mas descreve um pequeno grupo de médicos, teólogos, matemáticos e alquimistas, eruditos cristãos que influenciariam a sociedade no sentido de uma reforma contínua e radical do cristianismo, no sentido de restabelecer a ordem original do ensinamento de Cristo, como era na igreja primitiva, nos primórdios do evangelho, pois acreditava que o protestantismo e mesmo o luteranismo continuava com muitas heresias e herança pagã do catolicismo romano e que a influência do islã e sua alquimia corrompida (ligada à sua religião) iria destruir o resto dos verdadeiros valores cristãos na Europa como já tinha feito antes, o que realmente aconteceu. Ele escreveu uma sátira que ridicularizava os que chamava de falsos alquimistas, sopradores, etc., que espalhavam uma alquimia literal e materialista, de enriquecimento e prosperidade material com base na fabricação literal de ouro, e uma eterna juventude pela pedra filosofal. O que só passou realmente a soar ridículo séculos depois, pois ao contrário disso tal alquimia falsa se tornou moda, principalmente entre a elite intelectual e as cortes, com lendas, superstições  e mitos que povoaram o imaginário popular. Dezenas de ordens e sociedades secretas "alquímicas", foram estabelecidas, muitas inclusive utilizando o nome rosacruz e realizando os mesmos ritualismos e superstições que Andrae condenava. Este mesmo também chegou a proibir assuntos políticos nos encontros, que eram anuais, mas isto foi justamente o que seus falsos  herdeiros mais discutiram, abandonando o ideal de não exercer cargos políticos nem se envolver com governos e fazendo justamente o oposto: criaram sociedades para intervir diretamente na política, e num sentido oposto do proposto por Andrae  (que era a liberdade individual de consciência tanto religiosa quanto politica), trabalhavam numa tentativa de estabelecer uma nova religião única mundial e um governo também mundial  (e nós sabemos o que é isso, e em que resultaria, ou não?). Assim sugiram grupos mais ligados à monarquia, enfatizando uma religiosidade ecumênica, eram como os que utilizavam o nome rosacruz e os ligados às ordem de cavalaria e por outro lado os grupos republicanos, mais coletivistas como os auto-intitulados illuminati, que enfatizavam um governo mundial. Estes grupos traidores dos ideiais rosacruzes reais infelizmente são os mais influentes nas auto-intituladas ordens rosacruz da atualidade.

Explicada a origem do nome dessa graduação que homenageia justamente essa rosacruz clássica podemos entender o porquê da graduação (tanto a tradicional quanto a científica). Temos sete graus nessa via que começa entre o terceiro e o quarto grau ou no momento que a pessoa esteja em condições para iniciá-la (e a condição é  ser convertido, que virou para o outro lado da corrente do mundo, que virou para o lado de Deus, que tem Jesus Cristo, Yeshua HaMashiach, com único Salvador e Senhor, por isso a via é também conhecida como via cristã ou via crística). Sobre isso falaremos na continuação desse artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário