terça-feira, 8 de setembro de 2020

Primeiro Livro do Corpus Hermeticum Comentado -parte 1

 POIMANDRES (OU PIMANDRO)

[Meus comentários têm que ser poucos, estarão sempre entre colchetes comos estes]


Parágrafo 1°


Um dia, em que comecei a refletir acerca dos seres 1, 

e meu pensamento deixou-se planar nas alturas 2 

enquanto meus sentidos corporais estavam como que atados, como acontece àqueles atingidos por um sono pesado pelo excesso de alimentação ou de uma grande fatiga corporal 3,

pareceu que se me delineava um ser de um talhe imenso,

além de toda medida definível 4, 

que me chamou pelo meu nome e disse: "Que desejas ouvir e ver, e pelo pensamento aprender a conhecer?"


[1.1. "comecei a refletir": meditar, analizar com profundidade, raciocinar com profundade, contemplar profundamente, evidenciar conscientemente, também tem como sinônimos, além desses, pensar, ponderar, raciocinar, matutar, ruminar, cogitar, considerar, atentar, reflexionar. O que Hermes denomina refletir, é o mesmo que meditar, mas não no sentido como uns querem dizer, que seja calar, silenciar, esvaziar, aquietar a mente. A meditação hermética consiste mais no tipo de reflexão profunda e axaustiva (se a mente calar ou silenciar será pelo cansaço, como se demonstra) que é mais raro de ser encontrado, exceto entre alguns filósofos antigos, gregos, hebreus, entre outros e nas escolas rinzai zen e antiga dhyana; consiste também em algo similar à meditação analítica de algumas escolas, como na pitagórica, ou mesmo em algumas psicanalíticas, mas a difrença principal é que importa, para o bom efeito, sobre o que se medita. Os temas têm que ser profundos, essenciais, fundamentais, só quem reflete longamente sobre temas fundamentais da existência pode atingir uma experiência profunda como essa, descrita a depender do grau de profundande ou da cultura como arrebatamento, visão, satori, dhyana, iluminação, etc.

[1.2. Neste caso o assunto foi "os seres". Refletir sobre o que são os seres o levou a uma experiência profunda. Mas não é simplesmente pensar nos seres como seres biológicos, ou existentes, ou conscientes, mas na essência profunda do que é "ser" e do que é na verdade "um ser" e "os seres". O que é ser? O que é existir? Os seres existem? A existência é? Ser é o mesmo que existir ou são duas coisas diferentes? Como podem existir "seres"? Você ja8 dedicou quanto tempo em sua vida a essa reflexão?

[1.3. Então seu pensamento se elevou, às alturas, ele não baixou, não se perdeu em temas rasos, mas em um assunto elevado se aproximando assim das altitudes, tanto que os sentidos já não eram mais o foco de sua consciência nem obstáculo, estavam como que atados, paralizados, a visão via o que estava na mente e não mais a mente via o que mstrava a visão, a audição ouvia o som de onde a mente estava e não ouvia o som de onde a audiçao estava, etc.. Isto é um arrebatamento dos sentidos. 

1.4. Algo, alguém fora de toda medida, fora de toda dimensão e de toda definição. Que lhe falou e perguntou, pessoalmente, pois é pessoal, não é uma energia, uma força, um campo, uma dimensão, é uma pessoa, uma consciência. Aprendamos com os detalhes, porque são muitos, bem mais do que os que descrevo aqui. 

Só com plena atenção a cada palavra e cada sentido. Aqui trataremos do mais essencial

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