sexta-feira, 25 de setembro de 2020

A Ciência do Auto-engano

Fra. I.L.I.V.

As pessoas saem das ordens sérias, científicas, e das congregações e associações sérias, porque não supotam não ter todas as respostas. Elas querem ter a resposta de toda e qualquer questão que lhe venha a mente ou que lhe atormente a anos. O que elas não suportam é a realidade de que a mente humana humana é limitada e nunca poderá saber nem compreender tudo, nunca. Elas são emocionais, não estão buscando a verdade, estão buscando a satisfação de suas ânsias e de seus egos. 

Então vão em busca de falsos iluminados, aqueles que supostamente atigiram ou ensinam a atingir uma onisciência, aqueles que responderão com uma verdade pronta seja qualquer a pergunta que façam, ou seja, um mentiroso. 

E assim saem do mundo das ciências metafísicas ou ciências do oculto e entram para o ocultismo. 

Há uma enorme diferença entre ocultismo e ciências do oculto ou ciências ocultas, como se chamava. São contrárias! Uma se baseia em investigações criteriosas, experimentos, experiências, que na maior parte das vezes só podem ser vivenciadas, não transmitidas. Ocultismo, ao contrário é uma ideologia, é a crença em qualquer conjunto de informações, geralmente dadas por algum farsante considerado mestre, guru, cristo, ascencionado, espírito, deus, extra-terrestre, avatar, buda, etc., onde a pessoa tem apenas pouquíssima experiência baseada em algumas técnicas que dão certo (mas seus ensinadores geralmente não dizem as fontes, mentem sobre elas, e nem dizem a técnica inteira) e nas interpretações do farsante e nas estórias que conta como sendo suas próprias experiências.

Em resumo, metafísica (prefiro chamar assim) é uma ciência que serve como UM meio para quem busca a verdade. Ocultismo é uma ideologia que serve como O meio certeiro de buscar o auto-engano. Quando a pessoa se decepciona num lugar vai a outro e assim vai de escola em escola crendo que foi alguém, um enganador ou malvado ou sacana, ou uma idéia errada ou mentirosa, pela qual se deixou levar, e vai a procura de outros do mesmo tipo, nunca questionando o sistema. O que está errado é o sistema.

Mas não podemos culpar o sistema, afinal, a pessoa não procurava a verdade! Ela buscava só satisfazer seu ego. Ela não pode suportar sequer a verdade mais óbvia que um verdadeiro buscador logo se depara: não tem como alguém saber tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário