quarta-feira, 29 de julho de 2020

Tradução comentada do livro Poimandres de Hermes como encontrado em Nag Hammadi - parágrafo1

Por Frater I.L.I.V.

Tradução do livro Poimandres encontrado em Nag Hammadi, da tradução para inglês de Willis Barnstone e Marvin Meyer. Meus comentários estão sempre separados em outro parágrafo e entre sestenidos (#).

O aparecimento de Poimandres

Uma vez, quando comecei a pensar sobre as coisas que são, e meus pensamentos subiu extremamente alto, e meus sentidos corporais foram retidos pelo sono como pessoas pesadas por comer demais e cansaço, pensei ter visto um sendo de magnitude vasta e ilimitada vindo em minha direção, que chamou pelo nome e disse: “O que você deseja ouvir e ver, aprender e conhecer? " "Quem é Você?" Eu disse. "Sou Poimandres", disse ele, "a mente do poder absoluto. Eu sei o que você quer e eu estou com você em todos os lugares." “Quero aprender sobre as coisas que são, sua natureza e conhecer Deus - eu respondi. "Como eu quero ouvir!" Ele disse: "Lembre-se do que você deseja aprender e eu vou ensiná-lo".

# Nesse primeiro trecho é muito importante notar o processo pelo qual Hermes recebe seu conhecimento, por revelação, recepção, aparição. Muitos passam por cima desse detalhe e impõem uma diciplina de exercícios, "meditação", esforços, confundindo esse caminho hermético com os caminhos orientais. A tradição mãe das tradições ocidentais não se confunde nesse ponto com as orientais neste sentido, a não ser ao desatento. Ademais em nenhum livro de Hermes se encontra instrução nesse sentido. Mas também não podemos dizer que Hermes age como um místico passivo, que simplesmente espera a revelação, isto também vemos aqui. Há algo a fazer. E este livro, um dos principais de toda a obra hermética, vai nos revelar os três processos que dependem de nós, o que devemos fazer para obter a sabedoria hermética. Aqui já está o primeiro ponto. Note bem o que Hermes estava fazendo e qual conhecimento ele anelava atingir. Ele pensava nas coisas que são, nas realidades, e anelava saber das coisas que são, da sua natureza, e conhecer Deus. Isto já é elevar o pensamento, se concentrar nas coisas celestiais, pensar nas coisas mais elevadas, dar importância às coisas eternas e dedicar tempo de reflexão a eles, isso também deve vir junto com o querer conhecer a realidade e a natureza do ser e querer conhecer Deus. E seu pensamento ainda se elevou mais, ainda nessa meditação, estando dentro desse pensamento ele foi mais além e ainda atingiu um ponto mais alto, isto é, além das informações trazidas ou deduzidas a partir dos sentidos corporais. Ele entrou então na esfera do conhecimento metafísico, além da matéria-energia e dos sentidos. Então a mente de Deus se revelou, apareceu a ele. Temos assim um ato que necessita de dois agentes: temos o pensamento de Hermes que se eleva e entra em sintonia com as coisas eternas e Deus, e temos Poimandres, a mente de Deus que desce até ele e se revela. Não é possível forçar a Deus, não existe ação humana que o faça se revelar, nem que o torne conhecido para si, Deus mesmo é que se torna conhecido para quem ele queira se revelar e pelos meios que ele próprio já determinou desde a eternidade, mas se alguém quer conhecer a natureza real das coisas, dos seres, do ser e do existir e de Deus, precisa elevar seu pensamento às coisas celestiais, metafísicas, eternas, e a Deus. Perceba também o que Poimandres recomenda nesse momento logo após o contato, "Lembre-se do que você deseja aprender e eu vou ensiná-lo". "Lembre-se". Em outra versão diz "mantenha em sua mente o que você deseja aprender", ou seja, concentre-se, mantenha a atenção, o foco, nessas questões. Sim, porque mesmo tendo alcançado esse nível, essa consecução pode ser perdida ou desviada, há algo a fazer também no sentido de manter esse atingimento e essa conexão, é preciso atingir e manter a sintonia, não deixar cair. E é preciso notar também as características de Deus aqui neste primeiro parágrafo, como ele se apresenta. Quem é Poimandres? "Sou Poimandres, a mente do poder absoluto. Eu sei o que você quer e eu estou com você em todos os lugares." Poimandres é o nome hermético para a mente de Deus. Já no primeiro parágrafo, do primeiro livro do Corpus Hermeticum, Hermes revela como Deus se apresentou a ele, e como em apenas uma fala se revelou: "a mente do poder absluto", ou seja, onipotente; "Eu sei o que você quer", ele conheçe sua vontade, seu querer, seu íntimo, ou seja, onisciente; e "estou com você em todos os lugares", já denotando o carater da onipresença. Deus se revelou não pela palavra "Deus", mas por três de seus aspectos, e isto é muito importante, já é uma lição para nós, de como Deus se revela. Pois muitos reclamam que não conhecem Deus, que Deus não se apresenta, que Deus não fala, ignorando a maneira como Deus já faz estas coisas para todos, tais pessoas querem impor a Deus que se apresente como elas querem, e não notam qualquer de seus aspectos perceptíveis, pior ainda poderão ver ou entender os aspectos metafísicos! Estes três aspectos também serão aprofundados em outros parágrafos e outros livros, confirmando o aqui afirmado. A mente de Deus, em outra versão a consciência de Deus, é onisciente, onipresente e onipotente. Mas para não deixar dúvidas é preciso definir ou pelo menos dar uma noção do que significam estas três palavras. Onisciente significa ter ciência, estar consciente de absolutamente tudo em seus mínimos detalhes, por toda eternidade e todo tempo. Onipresença significa estar presente em absolutamente tudo e mais além do tudo, também por todo tempo e toda eternidade. Mas onipotência não significa poder tudo, seria um pensamento sem lógica, onipotência significa poder realizar tudo que desejar, melhor expressado no verbo "will", em inglês, que teríamos que traduzir como "vontadear" por falta de palavra correspondente; onipotência é poder realizar tudo que vontadear. Em resumo, temos aqui o processo como Hermes alcançou esta revelação, como Deus se revelou a Hermes e alguns dos aspctos principais de como Deus é.#

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