terça-feira, 6 de novembro de 2018

Rosacruz Hoje - O MÉTODO CRISTÃO ROSACRUZ


A fraternidade se utiliza de inúmeros métodos para conhecer o que deve ser conhecido, para desenvolver o que em nós deve ser desenvolvido, e para eliminar o que deve ser eliminando, e para alcançar o que deve ser alcançando, a saber: (a) despertar a consciência completamente, que é único instrumento de conhecimento seguro, para levá-la ao conhecimento correto das verdades e à Verdade; (b)desenvolver um amor incondicional que aliado ao conhecimento leva a uma profunda compaixão por todos os seres e a um serviço fraternal e desinteressado em benefício destes; (c) conhecer uma vontade rica de propósito, verdadeira, original, centro e causa de sua própria existência, a Vontade de Deus, e que o propósito dessa vontade seja totalmente levado a cabo; (d) e alcançar uma plena confiança e certeza no que é certo e merecedor de ser confiado, no que se tem certeza e fortaleza, cura e eternidade.

Conhecimento, liberdade e união são os objetivos supremos da existência. Essa triunidade de Deus, consciência, amor, vontade que é visto como verdade, relação e criação, existe também em nós da mesma forma, como conhecimento e liberdade, mas para isso é preciso não estar mais separado de Deus e sim reunido, tornado à casa do Pai. Consciência, Amor e Vontade, são também, Pai, Filho e Espírito; o Nous e o Logos, isto é, a Consciência divina e a Palavra, a razão, a inteligência aparece também em nós quando recebemos a Palavra, o Filho, e através desta o vaso do alquimista é cheio com o Ruach HaKodesh, o Espírito Santo, o azeite que nunca se esgota, que alimenta a chama que nunca se apaga. Estes também são os objetivos da rosacruz. Esse é um livro revelador dos símbolos velados. Mas que adiantará saber se não realizar?

Através do desenvolvimento das emoções superiores e a superação das inferiores, nasce junto um amor incondicional e do amor nasce a união. Através do gradativo e completo despertar aliado à visão correta e modo de conhecer conhecer correto ela adquire o conhecimento. Através do conhecimento supremo e da libertação de todos os obstáculos, impurezas e emoções inferiores se alcança a mais completa liberdade possível e se pode penetrar na realidade. A transmutação leva à visão e à libertação: e a visão à libertação e a libertação à visão, num crescimento retroalimentativo eficiente, o moto perpétuo da alquimia. Essa transformação nos devolve a natureza original e gradativamente o campo de vida original. É colaborar com a obra de Deus em nós e para este mundo, em suma, é fazer a parte que nos cabe completa e eficientemente como nos é ordenado;

Estes são objetivos gerais, mas a descoberta da verdadeira vontade leva também ao conhecimento e realização dos objetivos particulares de cada pessoa que têm como centro e alvo a realização da vontade original, do propósito de sua existência, da causa de sua realização e felicidade, o projeto original de Deus em cada um e para cada um. Então esta realização também envolve uma triunidade em nós numa direção daquele que é o modelo, o realizador e consumador, Yeshua HaMashiach, guiada por ele mesmo em nós, o Cristo em nós, e pela comunicação ao nosso espírito revivido de Ruach HaKodesh, enfim, através da obediência a Deus guiada pelo Verbo, que é Cristo e sua palavra, pelo Espírito Santo e pelos nossos anjos, mensageiros de Deus (pois os filhos de Deus são servidos e orientados por anjos) realizamos uma tríplice tarefa conhecendo a verdade, sendo libertos e vivendo em amor, isto é, realizando em nós a plenitude de nossa triunidade à semelhança de Deus, consciência-conhecimento, Nous; amor incondicional em ação, Agape e vontade de Deus, Thelema.

A descoberta dessa verdadeira vontade interior é o mesmo que o conhecimento do projeto supremo para sua existência, esta vontade una e única coincide com a vontade suprema para sua vida, é o mesmo que plano Deus para sua vida. Portanto essa verdadeira vontade coincide com a vontade de Deus. Realizar a vontade de Deus e o projeto de Deus para sua vida é o cumprimento da obra de sua existência e a única autêntica felicidade possível nesse mundo, realizar aquilo que está no âmago de seu ser, querer e existir, o que significa uma realização completa em todos os setores da existência. Este projeto, que não é do ego, que é o que Deus colocou em seu coração, que trará a autêntica realização e felicidade, mas ao mesmo tempo libertação.

Qual o objetivo da criação? As bodas do filho do Rei. Deus prepara uma noiva para seu Filho e a noiva é feita à imagem e semelhança de Deus que tem como manifesta plenitude o Filho. Ora, a noiva perfeita é, portanto igual ao filho em todas as suas qualidades, por isso Deus nos chamou para o aperfeiçoamento dos santos, ou seja, levar aqueles separados do mundo, santos, à plenitude, ao per-feito, todo feito, acabado, completo, pleno. Isto são as Bodas Alquímicas à qual Christian Rosenkreutz, o cristão rosacruz, é convidado. Ou seja, em sentido macrocósmico são as bodas do Filho de Deus, a união da cabeça e do corpo, de Cristo e da Ekklesia, igreja, comunidade dos chamados para fora de casa, para fora do mundo, dos separado para a perfeição.

Mas em sentido microcósmico as Bodas Alquímicas de Christian Rosenkreutz, são suas próprias bodas, o casamento alquímico da alma e do espírito. Aqui novamente temos dois significados desse mesmo significado (a rosacruz se utilizou muito de símbolos de símbolos para ocultar seus significados devido à perseguição e à profanação que eram perigos na época). Primeiro o puro e simples: nossa alma, mente, está mais ligada ao corpo e à matéria do que ao espírito e às coisas espirituais, o método rosacruz vai fazer o casamento da alma com o espírito, inverter esse processo de ligação à matéria, ao perecível e assim salvar a alma. 

Segundo o significado do trabalho de Cristo. Cristo veio salvar as almas perdidas, o trabalho é salvar a alma da condenação em que já está. Assim quando recebemos a Cristo em nós e o Espírito Santo de Deus vem habitar em nós nosso próprio espírito é revivificado e possuímos a mente de Cristo como está nas escrituras e todo cristão hoje sabe (ou deveria saber), mas na época não se acreditava assim, era visto até como heresia. Porque isto é o resumo, a profunda consequência disso era matéria de interpretação e ao povo era proibido interpretar as escrituras. Todos sabemos hoje que recebemos o Espírito e nosso espírito está salvo, mas a alma? Até hoje persistem discordâncias, mas nós sabemos que o processo de salvação da alma é gradual, dela só será salvo o que for cristificado, isto é, o que se tornar igual a Cristo, o restante será perdido, assim o processo de transformação da alma leva toda a vida por isso que mesmo salvo o cristão continua vivendo (e para ser um embaixador de Deus na Terra, para edificação do Corpo de Cristo), Para a edificação da alma, para se completar a transmutação alquímica, isto é, a transformação da alma, a santificação, a purificação do ouro, a transformação do chumbo do coração em outro, que permitirá a total união e obediência à cabeça, que é Cristo. Para isto é que há todo um método rosacruz.

Em resumo é este o segundo significado microcósmico das Bodas Alquímicas. Assim a alma, a mente, completamente transformada e feita à imagem do mestre é completamente aceita, salva, ela se une, casa, com o espírito eterno, puro, refeito, renascido, ressucidado por Deus no momento da conversão. Enfim, a alma santificada une-se ao espírito eterno e agora espera o corpo glorioso na vinda do Senhor. Como diz o lema rosacruz:  “EX DEO NASCIMUR, IN CHRISTO MORIMUR, PER SPIRITUM SANCTUM REVIVISCIMUS", "De Deus nascemos, em Cristo morremos e no Espírito Santo seremos ressuscitados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário