terça-feira, 20 de novembro de 2018

Rosacruz Hoje - DOS OBJETIVOS


Neste mundo que se acha envolto em trevas e turbidez, ilusão, limitação, ignorância, erros, sofrimentos, doenças, emoções ruins, conflitos, degeneração, envelhecimento e morte a fraternidade vem até nós com objetivo libertador. Ela vem nos libertar dessas coisas. E o que é a libertação? 

É a libertação desse estado de coisas supracitado, portanto, neste mundo é: (1) a salvação, que significa alcançar o oposto disso, ou seja, a luz, o conhecimento correto, sem dúvida, a vida e visão corretas, a felicidade (a libertação de todo sofrimento e suas causas) e a imortalidade (a libertação da transitoriedade e do tempo), e isto pode ser parcialmente ser alcançado já, nessa vida, e o restante após a morte; (2) a transformação pessoal, isto é, a regeneração, a transmutação da mente e da matéria corruptível dessa natureza na mente (e no futuro na matéria) em mente pura, ilimitada, e matéria incorruptível, é o retorno ao estado original, à pureza original, à santidade, a troca gradativa dessa personalidade corrompida pela personalidade original, pura, imaculada (isto pode iniciar nessa vida e o restante após a morte), isto é, o retorno ao estado e dimensão original; e (3) o conhecimento supremo, que é na verdade o conhecimento de Deus, de suas características, de seus planos, propósito e modo de agir, seu infinito amor e sua obra perfeita, tanto num nível universal como num nível pessoal, individual e de sua obra e o propósito dela, tanto no âmbito universal quanto pessoal. 

A rosacruz vem ensinar o meio de alcançar esses três objetivos, em suma, a salvação, a regeneração e a reconciliação. A reconciliação, por exemplo, é chamada de vários nomes, religião, gnosis, iluminação, yoga, retorno...  Eles podem ser ditos ou descritos de outras várias maneiras, como já foram ditos ao longo da história, e receber outros nomes, mas o que importa é o que eles são, em que consiste realmente sua realização, o que significam as palavras que o enunciam, não explicações ou descrições, mas prática, demonstrações. A rosacruz hoje seria o que na prática demonstraria tais objetivos. E na linguagem rosacruz, que se utiliza da linguagem alquimista, isto é descrito em quatro passos, que são os processos alquímicos: (1) dissolução, ou morte;  (2) purificação-(3) transformação, ou regeneração-santificação; e (4) casamento alquímico, ou "religare", retorno ao estado, plano, e dimensão original. O que mais uma vez podemos resumir nos três processos já enunciados: "De Deus nascemos, em Cristo morremos e no Espírito Santo seremos ressuscitados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário