quarta-feira, 14 de abril de 2021

Esclarecimentos sobre a F.I,T.O. - parte 1

 

F..I.T.O. tem significados diferentes, em diferentes níveis de significado e de internalidade própria. Não é um nome, é uma sigla, que indica uma categoria de organização, portanto designa um tipo de organização o qual engloba todas as que se organizam assim e têm o mesmo objetivo, saibam ou não da existência umas das outras tenham ou tenham ou não a mesma metodologia. Portanto se aplica a várias organizações, desde que estejam sob a mesma ordem interior, a única e verdadeira ordem espiritual do Onisciente, ou seja, vinda do Eterno, criada pelo Criador, o único e verdadeiro Deus.

E esta F.I.T.O. aqui é organização, em primeiro lugar nesse caso, em forma de fraterinidade, ou seja, irmandade, família, não simples associação ou escola, é preciso que haja certa comunhão entre as pessoas. Por isso os critérios paras entrar nela precisam ser gradual e rigorosamente preenchidos. Assim temos alguns campos de atuação anteriores, ou seja, preparatórios, de onde as pessoas aptas e sinceras são convidadas a prosseguirem. Existem grupos de estudos, escolas, ordens, igrejas, sociedades, de onde os mais interessados em realmente conhecer a verdade, que não são maliciosos nem arrogantes podem ir, dentro de um nível mais elavado, por uma via específica, chamada fraternidade.

Existem no mundo várias extensões preparatórias como estas, conforme suas tradições, filososfias e metodologias, para atender os diferentes tipos humanos, suas aptidões e capacidades. Desde as mais espirituais até as mais centradas nesse mundo, desde as mais abrangentes em métodos até as mais específicas, desde as mais intelectualizadas ou centradas na inteligência e realização espiritual até as mais pragmáticas ou centradas em práticas corporais e mentais.

A nossa é exatamente do tipo mais espiritual, de método mais específico e focado no objetivo, e do tipo mais focado no intelecto e realizações espirituais. Embora nesse último quesito realmente existam algumas mais abertas e em forma de escola, mais focadas em práticas psíquicas (que erroneamente uns chamam de espirituais) e até mesmo capacidade e poderes, isto é apenas uma das formas de preparação, o que torna essas escolas mais acessíveis e atraentes a pessoas mais centradas na alma em vez do espírito. E há ainda aquelas que mais parecem escolas médicas ou de yoga, pois querem também atrair e ajudar as pessoas mais centradas na matéria. Nossa escola não deixa isto fora, mas ensina como ramos, vias, como cadeias de diciplinas num curso universitário, de forma que todos conheçam tudo e retenham o que é bom para o seu desenvolvimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário