quarta-feira, 1 de maio de 2019

QUEM É FRATER ... E QUAL PAPEL DESEMPENHA NA ORDEM?



Frater        ... (pronunciado como frater silêncio) é o nome iniciático bem humorado que escolhi para representar o professor do círculo mais externo (qualquer que seja ele). Esse cuidado de esconder o nome interno não é por mim, mas se aplica a todos como regra por necessidade ou possível necessidade, já que mesmo que não necessitasse dessa proteção agora poderia vir a necessitar em algum momento, isto é pelos mesmos motivos já citados:

a. para proteger as fontes e de não permitir ao não iniciado ignorante a zombaria com nomes dessa natureza o que lhe traria já mal resultado.

b. todos já sabem meu nome de professor e apresentação exterior e alguns sabem outros nomes que adotei na ordem enquanto vagava nos graus do primeiro nível, não há razão para dizer que esse nome seja meu nome, ou nome interno, mas a realidade é que esse nome é aqui utilizado para o anonimato de todo e qualquer da ordem, para idéias gerais da ordem que não sejam minhas próprias teses ou de algum outro estudante e finalmente para manter o sigilo da identidade do produtor de algum texto, neste caso, tanto externa, quanto internamente.

c. para não crescer o "ego" de quem quer que venha a publicar aqui um texto, principalmente sendo professor ou de um grau elevado, é uma vacina, uma prevenção para que nenhum venha a se orgulhar ou se sentir de qualquer modo acima dos outros por causa disso, (a não ser que seja um texto de tese, ou novo ou controverso, neste caso é obrigado a colocar seu nome de iniciado para que assim assuma a responsabilidade daquela ideia).

E os três pontos? Não tem a ver com o que você pensou que fosse, com certeza, os três pontos ficaram aí porque os espaços que seriam os lugares das letras não aparecem na assinatura aqui no blog, é problema do software do blog. Então aparecem somente os três pontos e aí você já sabe que é frater        . Três pontos também se referem ao fato que esse é um dos nomes, podem haver outros nomes do mesmo frater e outros frati que escrevam o texto...

Também o humor é devido a ver nomes pomposos de alguns que não deveriam usar tais nomes como uma espécie de medalha de honra chegando muitas vezes a corresponder ao contrário de suas ações.

Frater significa irmão, mas para nós é companheiro de trabalho e amigo espiritual, e pode se referir a um professor, não é o mesmo que um monge ou mestre ou alguém de uma hierarquia superior qualquer que seja ela. É simplesmente alguém que nasceu para a grande obra alquímica (a espiritual), um novo “ente”, um novo ser, um novo modo de ser, assim tem que ter outro nome.

Então resolvi por aqui o nome Frater          porque é uma incógnita, não uma presunção, poder-se-ia dizer Frater Silêncio ou até Frater nada ou Frater Vazio, mas esses últimos já podem parecer alguma presunção de uma terrível falsa modéstia, então é melhor que não sejam falados assim.

O importante aqui é ensinar, desde o próprio nome, que não recebemos nomes para cultuar a personalidade, como muitos fazem, pois seguimos o caminho inverso, o do abandono. O "ego" diminui, a personalidade diminui, a luz, a nossa luz interna, a realidade em nós, aumenta.

O que é o nome iniciático em nossa ordem? É simplesmente aquele que identifica sua meta, o que você quer alcançar, e isto pode mudar ao longo do caminho até que chegue a resumir sua meta real, isto é, o que você vontadeia ser por toda a eternidade. Nos círculos seguintes você saberá outro nome meu, não só a sigla, agora já sabem aquela que escolhi por identificação da minha vontade e por ser a minha meta de trabalho. Algo que você também deverá fazer ao escolher o nome. Que o meu nome é I.L.I.V., você agora sabe, mas você ainda não sabe o que cada letra significa, sabe? Se sabe é porque eu já lhe revelei ou porque tem um chamado para a ordem, se for este segundo caso me escreva pelo e-mail. Mesmo aqueles a quem revelei, mesmo por displicência minha, e não merecem saber esse significado, já esqueceram. Então vejam como mesmo até a sigla é algo importante, quanto mais o nome.

O nome também é para assumir a responsabilidade sem exaltar o ego, pois o nome não é do conhecimento dos outros meios que frequentamos, não nos dá fama no mundo. Mas por outro lado é nossa assinatura, pela qual o que fazemos, falamos ou escrevemos fica ligado a nós, assumimos a responsabilidade perante a ordem, perante a verdade. Não fazemos as coisas covardemente como se vê em muitos sites e comunidades cheios de textos e postagens anônimas e até que foram tiradas de outros autores sem lhe dar o devido crédito. Essa modéstia desse falso anonimato que alguns fazem é apenas o véu da mentira, da fraqueza, da falsidade, de covardia.

Nós devemos assumir o que falamos e a responsabilidade sobre o que traduzimos, apresentamos ou escrevemos. Ser anônimo, ser modesto dessa outra forma, muito comum hoje, é ser hipócrita, "esperto", enganador, plagiador, buscador de fama. Para que saibam sobre frater I.L.I.V. farei a seguir um breve histórico contendo o que mais tem a ver com a carreira dentro da ordem e para chegar até ela, ou seja, antes disso, quando era um perdido buscador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário