terça-feira, 30 de janeiro de 2018

COMO É O TRABALHO NA ORDEM


É muito simples e direto o trabalho de nossa ordem. A ordem trabalha através das fraternidades e nas fraternidades seus integrantes podem fundar instituições (ordens, fraternidades, igrejas, escolas, movimentos, etc.), ou trabalhar na mesma instituição que o acolheu, e ou influenciar outras instituições interiormente, se tornando membros influentes das mesmas.
O ensinamento é passado de professor a aluno gradativamente e na medida de seu progresso e interesse, dentro duma estrutura de graus e platôs. Os platôs são os três níveis de desenvolvimento que o estudante pode galgar pelos graus da escola, eles se diferenciam em graus de purificação e conhecimento direto, ou, em resumo, em graus de realização. Os graus são onze séries que se distribuem nos níveis, sendo graus de conhecimentos formais que deve estudar, de práticas que deve saber executar e de experiências que precisa passar. O conhecimento é passado de professor a estudante e as práticas e experiências são testadas e avaliadas pelo professor. Há como avaliar em que medida (mesmo sem que o  estudante saiba que está sendo avaliado) a realização de um platô foi ou não atingida. Nem tudo é necessário realizar e nem toda estrutura é conhecida pelo estudante, mas apenas na medida da necessidade e interesse do estudante: o que pedir será dado, assim como o necessário. Mas se ele quer também ensinar como professor (porque ensinar como amigo a outros sempre deve) e fundador de instituições, nesse caso deve estudar tudo, mesmo os caminhos dos outros que não tem a ver com o seu nem com sua religião nem com suas pesquisas. Há também um que, didaticamente falando, poderia ser chamado o quarto platô, constituído de dois graus, ou diferenças de realização final. Nos platôs o ápice espiritual pode ser atingido a qualquer momento, ou seja, a realização plena pode também ocorrer subitamente, por fatores cumulativos anteriores ou fatores ainda desconhecidos, e há como medir e avaliar se isto realmente ocorreu, então independente do grau ou nível que a pessoa estava se diz que a estudante atingiu o último platô.
O ensinamento da ordem é o principal a saber, ele tem (1) uma estrutura central que se encontra em todos os livros sagrados das religiões estudadas, de uma forma oculta ou explícita em cada livro ou parte, com exatidão em uns ou  alterações em outros e (2) um estudo específico da ordem, científico e atualizado sobre cosmologia (que envolve também cosmogonia, antropogonia e psicologia). O ensinamento dos livros sagrados, em seu núcleo, é mantido pela ordem mesma inalterado ao longo da história, resulta disso que o mais sagrado é completa e  praticamente inalterado, enquanto os demais foram sofrendo alterações, correções, retirada de parte e adição de outras. E a pesquisa científica é contínua e atualizada como qualquer ciência. Os livros sagrados tratam basicamente de três assuntos, salvação, purificação e conhecimento direto da verdade. Eles têm seus métodos, conservados em forma simbólica e ou explícita em algumas partes e alguns livros. Este ensino tem o objetivo de conhecimento profundo e  libertação. Já os científicos, além de investigar os métodos e resultados da religião e da ciência do oculto, auxiliam no entendimento das experiências e sua interpretação correta.  Existe também um terceiro grupo de ensinamentos, de acordo com a época e os interesses, que podem auxiliar na jornada e de acordo com os interesses pessoais. Isto é uma das razões por que os ensinamentos só podem ser transmitidos de um para um. Mas estes últimos não constituem necessariamente ensinamentos da ordem, embora muitas vezes sejam confundidos com estes pelos que estão fora ou no primeiro nível; estes outros são apenas estudos úteis ou inúteis ao trabalho geral da ordem (dados por alguma razão, ou porque alguém precise esgotar ou esclarecer ou apenas para atrair). O material com que trabalha a ordem são as escrituras sagradas das religiões estudadas na ordem e nenhum outro novo livro dito sagrado. Então veja que básica e essencialmente não existe uma doutrina ou um estudo sagrado na ordem além do que está já escrito, a diferença é o método de levar a cabo os fins propostos, sua consecução completa e atual e a interpretação profunda dos seus símbolos em todos os seus níveis de significado. Existem sete níveis de significado, um para a perdição, um para a vida no mundo, um para a vida segundo o plano original, dois para a vida mental e dois para a vida espiritual. É preciso saber todos esses, evitar a realização do primeiro e realizar os outros. Podem haver outros escritos próprios da ordem, porém não sagrados, ou de outros autores segundo a necessidade e utilidade. São artigos, pesquisas, monografias, ensaios, e até, às vezes, livros de professores e estudantes, quando aprovados e necessários para a compreensão daquilo que está ali nos livros sagrados, dos seus significados, do nosso trabalho e do funcionamento da ordem, mas apenas isso, como auxiliares. Este artigo é um exemplo desta categoria.

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