quarta-feira, 29 de novembro de 2017

POR QUE NOSSA ORDEM É SECRETA? (segunda parte)

EXPLANAÇÃO SOBRE ESSAS RAZÕES
1. A ordem é secreta e tem que ser secreta porque as pessoas da ordem têm que ser protegidas das crenças preconceituosas e ignorantes de outras pessoas sobre as ordens, pois o agir de Deus é misterioso e o ser humano quer usar a razão para descobrir o seu porquê não se conformando que Deus é como é e que muito do que faz é assim simplesmente porque é sua vontade. E tais, sem entender o mistério da vontade, se arrogam sempre contra e em perseguição a todos os que se digam "conhecedores da vontade de Deus", "realizadores da vontade de Deus", "escolhidos pela vontade de Deus", etc. sem sequer e nunca na verdade compreender o que significa isto, pois seus olhos estão fechados e eles NÃO QUEREM abrir, então como nos aproximaríamos deles ou viveríamos nos meio deles? Teríamos que nos isolar e como somos poucos logo por algum motivo como desculpa se lançariam contra nós e nos destruiriam novamente como tantas vezes fizeram na história e HOJE MESMO estão fazendo.
E nós somos o tipo de ordem exato que os incomoda, porque dizemos que um de nossos objetivos é conhecer a vontade de Deus e executá-la. Muitas religiões dizem que buscam isso, mas se incomodam conosco. Nos acusam falsamente de nos acharmos uma elite de escolhidos que acham ter um conhecimento especial. Esquecem que todas as escrituras também afirmam pessoas diferentes umas das outras em qualquer que seja a religião ou tradição, por alguma qualquer razão, ou mesmo por Deus ter escolhido assim. Uns são santos, uns são iluminados, uns são profetas, uns professores, uns curam, uns manifestam algo, etc. Exatamente como um é pastor, um é professor, um é médico, um é escritor, um é padeiro, um é vendedor, etc.. Alguns podem também desempenhar vários papeis. E isto  depende de duas coisas, como dizemos em nossa ordem, (1) da vontade de Deus e (2) da vontade da pessoa. Ora, se quero ter um conhecimento mais profundo e completo, na engenharia digamos, eu posso, mas sobre Deus e as coisas do alto não posso? Nossa ordem é exatamente para pessoas que querem descobrir o propósito de sua vida, a vontade de Deus para suas vidas, e para pessoas que querem um conhecimento direto das coisas eternas. E isto sempre em toda história inexplicavelmente tem levado a perseguição. Portanto as pessoas têm que ser protegidas e permanecer no anonimato. Quando pensamos em ordem secreta, as pessoas podem interpretar como uma sociedade anônima. Se fizerem isso terão acertado sobre o que é uma ordem secreta  do tipo da nossa. Existem outras que são secretas em outros sentidos, são livre para isso. Nós somos livres para continuarmos assim, pois é assim que funcionamos bem e ainda evitamos julgamentos, perseguições e discussões inúteis.
Observe que coloquei este ponto em primeiro lugar. Por esse perigo, que é quase sempre ignorado, desprezado e até ridicularizado por alguns, mas que ao longo da história tem acontecido invariavelmente. Agora mesmo em alguns países pessoas estão sendo procuradas, aprisionadas, torturadas e mortas por essa razão. Mesmo por por alguma outra razão religiosa ou ideológica isto está acontecendo sempre em algum lugar e sabemos que as ideologias de um país, especialmente neste, mudam em menos de uma década, e até aquilo que era moral passa a ser imoral e o que era crime passa a ser normal em alguns casos. Também ocorre o contrário, o que era bom, aprovado ou permitido, pode passar a ser visto como ruim, vergonhoso e até proibido.
Este perigo tem sempre dois aspectos, um é esse, sobre a vida e a integridade física e psicológica; e outro é o da liberdade de escolha e de pensamento. O mundo, inclusive as partes auto proclamadas democráticas, está forçando as pessoas a sempre fazer escolhas, mesmo em matéria de ideologia e de religião. Ideias são o que movem o mundo, tudo é ideia de alguma coisa e gera alguma ideia em nossa mente. Pessoas não são aceitas em certos ambientes, religiões, partidos se não concordarem com um pacote de ideias e abandonarem outro pacote ou se oporem fervorosamente a outras. Isto provoca segregação, sectarismo e ódio. Com isso muitas vezes há uma usurpação da liberdade de pensamento, que força as pessoas a "serem" ou "se tornarem" isso ou aquilo, aceitar isso isso ou aquilo, entre outras escolhas, "para poder" falar sobre algo, ou frequentar um local público, ou terem direito a voz, etc., enfim como se isso fosse condição para um direito que na realidade já possui.
Cada um é livre para pensar como queira e juntar em sua mente as ideias que bem queira por mais contraditórias que parecam aos incapazes de entender isso, e tem o direito de comungar ou não com qualquer emancipado que quiser, ou ter suas ideias apenas para si. Desse modo são também algumas de nossas ideias, nos mantemos no direito de mantê-las apenas para nós e para outros que as queiram ou as apreciem, aos quais elas serão apresentados lentamente porque são muitas e muitas bem difíceis, não porque estejamos com mesquinharias.
E também preservamos nossos membros da discriminação de outros que, além de não quererem adotar nossas ideias, o que é normal, até mesmo entre alguns de nossos estudantes, jamais se darão ao trabalho de debruçar-se sobre nossas ideias apenas para saber ou entender. Até porque seria, na visão delas, um trabalho longo, cansativo e inútil. Ainda que publicamente as apresentemos da forma mais sintética e resumida possível, é fácil notar que poucos se interessam pelos temas ou por nossa maneira de abordar tais. Então não tem sentido arriscar nossa liberdade de expressão e até mesmo a integridade física e intelectual apenas porque alguns tem curiosidade ou desconfiança do que professamos mais interna e particularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário