quarta-feira, 27 de abril de 2022

Formas de participação - parte 1

Amigos, nossa ordem abre para os que não estão nos estudos regulares, como todos os anos, a partir de 3 de abril, duas semanas após o início do ano letivo para os que já participam. As fraternidades são a porta de entrada para a ordem. Em alguns casos existem também escolas preparatórias para a fraternidade. Porém, estamos sempre abertos para começar a receber estudantes novos e para a iniciação científica quando completado o primeiro grau.

Todos que queiram participar serão estudantes, e aqueles que decidirem ser membros e seguir a graduação deverão estudar tudo o que lhes for dado e passar pela iniciação científica, tudo isso pode ser feito por correspondência (ou ao mesmo tempo também presencialmente, quem assim queira), e a iniciação será completada e confirmada depois presencialmente, ou, estando impossibilitada essa maneira, no fim do segundo ano é dada essa confirmação. 

Continua o que não pode ser alterado: todos podem participar (1) como estudantes; (2) como práticos ou (3) como membro.


O prático

Na possibilidade de seguir como prático, sendo que agora essa opção deve, quase que necessariamente, exigir a participação em algum dos grupos de estudo, a pessoa deve acompanhar tudo que é dado e escolher algo prático para se dedicar e ou um dos caminhos de prática. A pessoa pode simplesmente coletar o material que deseja no grupo e praticar conforme seu querer não sendo necessário manifestar-se no grupo e tendo a possibilidade de atendimento, pelo coordenador do grupo e ou professor.

O estudante

E aqueles que querem apenas o conhecimento ou que não decidiram seguir a graduação recebem todo o mesmo material de estudo e a mesma iniciação científica para experimentarem em suas casas, porém, sem o compromisso de a realizarem nem de estudar tudo o que for dado. Mas se estes últimos depois de conhecer decidam seguir em frente é só estudar todo material dado e realizar a prática que então será chamado para a iniciação depois de avaliado em entrevista seu conhecimento e direcionamento moral. Também pode, e deve, entrar em contato com o professor ou coordenador do grupo particular para receber mais instruções.

Há sempre a possibilidade de seguir como estudante externo, recebendo nossos estudos, e estudante interno ou iniciado, recebendo além dessas as instruções particulares e iniciações de cada grau.

O membro ou iniciando

Ainda  dentro dessa graduação e somente aos graduandos se abrem três possibilidades de continuação, como prático internamente, recebendo apenas o conhecimento necessário para a prática de cada grau; como graduando, recebendo todo o conhecimento e prática de cada grau; e como professor, recebendo e se comprometendo com todos os conhecimentos e práticas de cada grau com o intuito de experienciar todo o necessário para receber a formação como professor e assumindo o compromisso de ensinar a outros e constituir uma outra fraternidade.

1.1. Frater coordenador

Frater I.L.I.V. é coordenador e professor da ordem. Frater L.A. é professor, mas entrou em retiro silencioso. Frater V.Q. é coordenador litúrgico e mensageiro. Aqui coordenei essa porta da ordem, a fraternidade F.I.T.O. ligada ao que chamamos de O.I.T.O. Porém, de forma mais abrangente criamos a E.T.C.A. e a F.I.C., que passam a ser a porta de entrada para a fraternidade interna, agora chamada O.C.T.A., passagem para a O.I.T.O..

No aspecto de estudos essa sequência é equivalente a uma graduação, a primeira, E.C.T.A., o primeiro nível; a O.C.T.A. a uma pós-graduação, a segunda; e a O.I.T.O. a um doutorado, a terceira. Para isto é necessário que a pessoa estude todos os livros, artigos e demais publicações internas e externas e compreenda, sendo sempre avaliado. Isso o torna um estudante formado, plenamente graduado apenas no estudo.

E, além disso, se realize seus aspectos práticos (isto sendo o mais importante abaixo da formação de professor, que exige também o estudo e a prática de todas as outras vias, além da sua própria), um completamente iniciado nas ciências antigas. Não é simplesmente realizar a prática para chegar à graduação, mas sim, necessariamente, a sua consecução; sem resultados comprovados não se chega ao doutoramento. Se fizer isto completamente é um plenamente graduado em todos os aspectos. Os graduados, estudando e cumprindo os pré-requisitos da formação podem se tornar professores, mas só os pós-graduados e doutorandos podem coordenar. Embora outros cargos menores de coordenação sejam dados ao longo da jornada, seja para aprendizado ou por avaliação.

1.2. A fraternidade

A antiga F.I.T.O., herdada, agora chamada O.C.T.A. está ligada à ordem, que nós chamamos O.I.T.O., aqui no Brasil (mas mesmo no Brasil podem haver outros que chamem por outros nomes, nós também chamamos coloquialmente de "nossa ordem" e de "Ordem de Deus", pois é assim). Para dizer sobre ela se exigiria um trabalho muito complexo, pois abrange muitos aspectos, o melhor é ver o resumo dos capítulos no site, nas publicações sobre a ordem ou no livro a respeito (atualizado de 2020 a 2021), encomendando em algum grupo ou pelos endereços eletrônicos. 

frateriliv@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário