sábado, 23 de abril de 2022

Eikasia, Pistis, Dianoia, Noesis Conhecimento Verdadeiro



É muito importante conhecer o processo do conhecimento especialmente quando queremos distinguir o conhecimento verdadeiro daquele que é ilusório ou falso ou mentiroso. Para chegar ao Discernimento preciso chegar antes ao Conhecimento, o verdadeiro conhecimento. Mas para chegar ao Conhecimento, o que é preciso?

A academia e o mundo nos dirão: estudo, informação, educação, ensino, etc.. Não resta dúvida que podemos no caminho do verdadeiro conhecimento passar por tudo isso, mas dizer que essas coisas ou alguma delas ou a combinação bem feita e planejada delas nos levará ao conhecimento é totalmente falso. Se você aceita isso naturalmente é porque já se acostumou, ou foi aliciado, condicionado e precisa urgentemente constatar a verdade por si mesmo. Todas essas coisas sem a consciência não seria nem sequer um primeiro passo para o Conhecimento. Antes de tudo é preciso consciência, só a consciência (nous) pode ter ciência (episteme) de alguma coisa. E isto de fato só ocorre pelo processo de Noesis. 

Há um problema aqui: todos pensam já possuir essa tal consciência, mas isto não pode ser verificado quando investigamos um pouco mais a fundo. Pelo contrário, perceberemos que a maior parte do tempo e na maior parte de nossas atividades, estamos inconscientes, agindo mecanicamente e que o que chamamos de consciência é apenas um estágio ou nível mais rudimentar de apreensão ou percepção. Quando falamos de Noesis estamos falando de um nível mais elevado de consciência, do qual os níveis habituais são apenas preparação ou, às vezes, degraus, se bem usados, para a verdadeira consciência que, esta sim, pode obter o conhecimento verdadeiro.

Mas o que estamos chamando de consciência? O que é noesis? O texto a seguir nos dará um bom ponto de partida para (1) entender esses conceitos em sua origem, com Platão e (2) podermos dar início à prática do processo de chegar ao verdadeiro conhecimento.


Na epistemologia (epistéme - o saber verdadeiro) platônica:

Eikasía indica aquelas coisas que são apreendidas numa percepção de segunda mão, isto é, são as imagens de uma coisa sensível, como os reflexos no espelho ou na água, pinturas, esculturas, imagens na memória. Este primeiro nível costuma ser traduzido por imaginação, com o sentido de imagem que é cópia da coisa sensível. A eikasía é uma conjetura feita a partir das imagens ou do reflexo das coisas.

Pístis  é a crença ou a doxa, a opinião, isto é, a confiança que depositamos na sensação e na percepção. É um conhecimento necessário para o uso da vida, tendo por objeto as coisas naturais, os seres vivos, os artefatos, etc. É a opinião acreditada sem verificação, conhecimento passivamente aceito por nós pelo testemunho de nossos sentidos, nossos hábitos, costumes nos quais fomos educados. É subjetivo e convencional.

Diánoia é o conhecimento dos objetos matemáticos: aritmética, geometria, estereometria, música ou harmonia, astronomia, tudo o que se refere a estruturas proporcionais. A matemática surge, assim, como um método de conhecimento que nos permite passar da aparência, da imagem, e crença-opinião, a um primeiro contato da inteligência com a essência das coisas.  A diánoia é o pensamento que opera hipoteticamente, por raciocínios que concluem de modo correto e verdadeiro a partir de premissas não demonstradas, isto é, de hipóteses. É o conhecimento hipotético-dedutivo.

Nóesis é ação de conceber uma coisa pelo espírito ou pelo intelecto, ato intelectual de conhecimento. Para Platão é o nível mais alto, é o que conhece as essências, a ideia, a forma inteligível, a verdade incondicionada, o princípio.

A nóesis é a intuição ou visão intelectual de uma ideia ou de uma relação entre ideias. A epistéme é o conhecimento adquirido por meio de intuição intelectual ou das várias noésisO pensamento, contemplando as formas ou ideias, oferece a razão dos próprios conhecimentos.

A passagem de um grau para outro do conhecimento é feita por meio da dialética. A tarefa dela é fazer com que, graças à descoberta das contradições encontradas num grau de conhecimento inferior, se possa passar para o seguinte. Por ser passagem, a dialética é educação da inteligência, uma pedagogia, a paidéia do espírito, que o prepara para contemplar o Ser ou a Verdade.

Assim, são objetos do conhecimento:

eikasía: imagens - sombras e reflexos

pístis/doxa: objetos reais - seres naturais e artefatos

diánoia: objetos matemáticos

noésis/epistéme: ideias

Bons estudos!


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