quarta-feira, 8 de setembro de 2021

INTRODUÇÃO À ROSACRUZ - Lição primeira

Os propositores da sociedade rosacruz inicial provavelmente nunca tiveram a idéia de criar uma ordem secreta no estilo da maçonaria, nem qualquer outro tipo de esoterismo ou com graus e iniciações... Eles estudavam o que hoje se vê nas univesidades como matérias ou diciplinas, talvez uma por vez como faziam já, antes desses, os templários. A medicina, a matemática e a teologia (e provavelmente a música) eram nessa epoca vistas como ciências elevadas. A alquimia era muito popular e os charlatães numerosos, a verdadeira alquimia difícil de encontrar e dicernir. E o estudo da Bíblia, a pregação e o ensino eram restritos aos sacerdotes, fossem católicos, luteranos ou calvinistas; a cura pela oração e os demais dons do Espírito Santo eram vistos com suspeita e sugeitos a investigação arbitrária, visto como ação de demônios, brucaria, encantos, etc..  

Foi nesse cenário que os rosacruzes iniciais tiveram que se esconder, realizar suas reuniões e atividades em segredo e disfarçar suas doutrinas, teologia e procedimentos psíquicos e espirituais. Expressar tudo isso e registrar em uma linguagem que não pudesse ser reconhecida, a matemática (junto com a simbologia, a geometria e a cosmologia), a medicina, e acima de tudo a alquimia, foram descobertas como o disfarse perfeito, as alegorias mais significativas e a linguagem sob a qual se camuflaria todo o conhecimento rosacruz...

Como muito se perdeu ou foi deformado

As pessoas que, em gerações posteriores, não amadureciam na ordem, talvez não chegavam a ver esses estudos, por isso fundaram outras ordens incompletas, só com o que a rosacruz tinha em seu início, ou mesmo tornaram as iscas mais importantes que as redes, tomando temas exteriores, que serviam de atrativo, como se fossem temas fundamentais; e até tomando as coisas mais elevadas, a exemplo dos segredos de sua doutrina teológica e da relação do ser humano com o Espírito Santo, como se fossem coisas sem importância ou derivada apenas da religiosidade dos seus membros na época. Muito enganosas essas impressões, no entanto, muito influenciaram o movimento rosacruz que deriva da exposição e interesse públicos de alguns escritos e símbolos.

Essas imagens, apenas imaginados, por esses neofitos que saiam e fundavam ordens com "segredos" que sua imaginação fantasiava, como comunicação com anjos, deuses e demonios, poderes mágicos, transformações holyoodianas reais, etc., muito prejudicou na imagem que o movimento rosacruz passaria aos demais não verdadeiramente iniciados, e, como consequência, ao os novatos passariam a procurar nas novas ordens que surgiam levando esse nome apesar de todas as diferenças. Nessas ordens que se diziam sucessoras da rosacruz original encontramos mais esses enganos e insanidades do que referências reais à rosacruz verdadeira.

Por muitos desses estudos serem proibidos pelos poderes (estado e igreja) temporais ou restritos é que a sociedade rosacruz verdadeira se manteve em segredo. E por ter sido descoberta ainda assim, perseguida e proibida, foi que houve a relação com a maçonaria que presava pela liberdade de pensamento, de consciência, de religião: a maçonaria não foi proibida, na mesma época, então os rosacruzes entraram nela, se tornaram maçons, para continuarem seu estudos discretamente, sem serem investigados e presos ou mortos. 

Histórias falsas

Outra versão diz que eles entraram na maçonaria e tentaram assumir cargos e controlar e tomar a maçonaria para eles e transformá-la num instrumento de poder e transformar o mundo... Não se encontram registros sobre isso, nem qualquer relato sério e embasado. Pelo contrário, essa mesma história é real, só que quem fez isso não foram os rosacruzes, foram os illuminati, eles tentaram exatamente isso e há registros documentais disso. Portanto, quem diz tal coisa está sustentando uma calúnia, pegam uma história que aconteceu com os illuminati, uma plano que estes tentaram executar, e atribuem à rosacruz. História falsa, infelizmente comum, na internet e até em muitos livros, senão estas, outras.

Outra história, parcialmente falsa, diz que em alguns graus a maçonaria preservou os rituais e tradições da rosacruz inicial ou clássica. Apesar do nome ser utilizado pouca ou nehuma influência da rosacruz clássica há na maçonaria ou em qualquer grau. O que se sabe é que maçons organizaram uma ordem paramaçônica pegando algumas influências da rosacruz clássica, mas totalmente de estilo maçônico, a rosacruz de ouro, que durou poucos anos. Mas provavelmente os ritos dessa ordem é que foram absorvidos pela  maçonaria. Essa rosacruz de ouro não tem a ver com a rosacruz clássica (além da influência de rosacruzes que estavam ou tinham passado pela maçonaria). 

Mas ainda existe outra versão mais dificil de ser comprovada ou mesmo aceita: diz que a rosa cruz de ouro é mais antiga do que a rosacruz clássica e que o próprio Christian Rosenkreutz teria aprendido tudo nela e esta seria da que se fala nas Núpcias Alquímicas de Christian Rosenkreutz como sendo o palácio do rei e da rainha. Até aí até parece provável. Mas ainda diz que este, por ser um cristão não aceitou certos conteúdos da rosa cruz de ouro e fundou a sua própria (e por isso era algo tão oculto?). As falhas nessa história são que: ainda diz que Christian era um monge luterano, o que sabemos pelos dois manifestos não ser o caso, mas um jovem criado num mosteiro (não se diz de que denominação) e sim o autor das Núpcias, Valentin Andrae, este era pastor luterano; a outra falha é que todo registro sobre essa outra rosacruz é posterior à clássica e mesmo a maçonaria é posterior mais de cem anos à rosacruz, então, como poderia um maçon ter criado uma rosacruz que foi frequentada por alguém que viveu mais de cem anos antes da própria fundação da maçonaria?

Anacronismos à parte, sabemos de muitas outras histórias erradas, as mais famosas e as menos conhecidas. Mas dados seus graus de absurdo não considero dignas de menção aqui, seria apenas cansar o leitor que merece gastar mais tempo com a verdade do que com as justificativas infundadas inventadas por alguma ordens modernas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário