terça-feira, 14 de setembro de 2021

Heranças e Tipos de Templários - III

 
Ordenación de nuevos caballeros templarios, en la noche de este jueves en el Castillo de Ponferrada. | C. SÁNCHEZ (ICAL)


Os Templários atuais

Hoje temos muitos tipos de Templários, autênticos, como muitas variações, desde qual seja sua origem, até quais partes dessa herança enfatizam, conservam, descartam ou ignoram. Ainda temos as heranças, como já foi mostrado, diretas, que surgiram a partir de grupos, famílias, ordens, etc., fundadas por um templário, um grupo de templários ou família iniciada ou mesmo uma ordem ou fraternidade templária remanescente; e temos as de origem indireta, que vem de amigos, familiares não iniciados, ordens hospedeiras de templário, simpatizantes, estudiosos, etc., destes, que remontam aos princípios templários, como um renascimento. 

As primeiras destas são, ao que se sabe poucas, e são chamadas ordens cavalheirescas ou de cavalaria, de templários, do templo, templárias, etc.; e as segundas, que são muitas, apesar de serem mais discretas no geral, são chamadas acertadamente de "ordens de inspiração templária", ordem de cavalaria, outros nomes, etc., ou de neo-templários, ou mesmo, ainda que não corretamente, como as primeiras. 

Em resumo, temos ordens de descendência direta, templárias, embora quase todos os historiadores neguem, e temos ordens de descendência indireta, as de inspiração templária. Nessas todas, lembrando, estamos nos referindo só às autênticas, isto é, que preservam, no mínimo, os princípios e objetivos. 

É claro que ainda existem muitas outras, seja de herança direta ou indireta, ou sejam criadas ou falsas, que se dão o nome de templarias, ou se dizem de oriegem templária ou de inspiração templárias, mas têm objetivos e princípios muito diferentes. Algumas são desvios gradativos de herança autêntica (como uma certa ordem que adotou tantos princípios novos que se tornou exatamente o oposto da original, e com objetivos opostos, o que contribui muito para que os caluniadores dos verdadeiros templários sejam ainda cridos); algumas são o outro extremo, invencionice pura, se aproveitando apenas da fama do nome. E entre esses dois extremos temos realmente também muitas organizações sem qualquer autenticidade.

O que nos faz insistir muito no principal ponto segundo considero como muitos outros estudiosos e templários, devemos investigar logo os fundamentos, ou seja, princípios e objetivos, e em seguida os métodos, ou seja, as regras, práticas e ritos. A maneira de ver e de viver, e o meio de atingir esta, são elementos muito importantes. o principal lema da ordem já trás implícito também uma definição que serve de filtro: tudo para a glória de Deus e não deles mesmos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário