quinta-feira, 1 de março de 2018

POR QUE NOSSA ORDEM É SECRETA - EXPLANAÇÃO SOBRE ESSAS RAZÕES 3


3. Porque a ordem tem pessoas de diversas crenças, religiões e ideologias que as condenariam se soubesse que elas são de uma ordem como a nossa, a qual nem sequer se importariam em procurar saber realmente do que se trata, e especialmente porque existem pessoas de religiões ou ideologias que se opões no mundo umas as outras. 
Nós tratamos de assuntos religiosos de várias religiões, analisando, concordando, mas muitas vezes refutando também, outras vezes tratamos o mesmo tema de uma uma maneira diferente destas, uma maneira que muitas vezes elas discordam, elas se sentem ofendidas, elas nos acusam de estar usando suas verdades de forma distorcida. E não é nossa intensão produzir conflito, nem provar que elas estão erradas (a não ser que sejam maléficas), consideramo-as, mesmo quando contém erros, como uma forma de atrair para a verdade, para a pureza, para justiça, para a sabedoria, ou mesmo como maneiras de apresentar a verdade conforme esta posssa ser compreendida ou aceita por algumas pessoas ou grupos que não aceitariam nem compreenderiam se fosse de outra maneira. Mas elas, sejam religiões, ordens ou quaisquer outras instituições, geralmente não têm a mesma postura, pelo contrário, ela querem provar que estamos errados, nos acusar e até nos difamar e caluniar muitas vezes, até perseguir e criar leis que nos prejudique ou à nossa prática. Vou citar um exemplo corriqueiro, a alquimia espargírica, esta contêm remédios, essências etratamentos que promovem cura e se o estado fosse realmente bem intencionado já teria investigado essas substâncias e comprovado sua eficácia ou ineficácia conforme o caso. Mas tudo o que fazem são leis que proibem o uso desses remédios, que se enquadram segundo essas leis no crime de curandeirismo, de forma que esses alquimistas por respeitarem as leis só podem usar tais substâncias em segredo e em benefício próprio. O mesmo ocorre com outros aspectos, até certos aspectos religiosos, por incrível que pareca
Então mais uma vez para evitar conflitos, ataques, guerras e até mesmo discussões inúteis preferimos manter nossas interpretações e doutrinas mais caras de forma particular para nós mesmos e para aqueles que as aceitem ou busquem ou compreendam.
Posso citar o exemplo do cristianismo versus budismo e vice versa: muitas instituições cristãs nos acusam de distorções dos evangelhos, de heresia, gnosticismo, ocultismo, fundamentalismo, budismo, de doutrinas humanistas e até diabólicas, etc.. Enquanto que os budistas, thelêmicos e gnósticos por exemplo nos acusam de cristianismo, de conservadorismo, de revelar segredos e de coisas semelhantes ao que os que se chamam cristãos nos acusam. Nós preferimos não seguir rótulos, principalmente ligados a religiões, afinal nós temos pessoas de diversas religiões e nosso objetivo não é converter a uma religião, mas ajudar as pessoas que querem encontrar a verdade. Nós procuramos a verdade, e certas verdades, sobre certos temas. Mesmo alguns auto intitulados buscadores da verdade têm interesse diferentes dos nossos, como por exemplos "fatos" científicos, ou "fatos" sociais, ou "fatos" históricos, doutrinas, contos de supostos espíritos desencarnados, enfim, coisas que não nos interessam e que embora chamem de verdades, não nos interessa como tal e até discordamos enfaticamente de que sejam verdades por vezes. 
Então mais uma vez para evitar conflitos e etc. com ocultistas e outras escolas esotéricas e científicas e filosóficas preferimos manter essas discursões, pesquisas e conclusões apenas entre nós e outros interessados não por mera curiosidade ou para discutir contra ou a favor. É um direito nossso, é nossa liberdade e bem deles mesmos, pelo que assim agimos. Não saimos acusando alguma denominação ou religião de falsidade e de enganar os outros mesmo quando temos provas, até porque a maioria de seus seguidores não as aceitarão e defenderão seus enganadores. Nós só fazemos isso quando há uma ameaça real à liberdade de procurar a verdade, à vida ou saúde, etc.. 
A ordem em sua minssão só pode vir da ordem interna. Mas enquanto interesses, pesquisas, aprendizagens e até mesmo como atrativo trouxe para si elementos sevcretos de outras ordens por seus participantes virem de outras ordens ou por alguns de nossos membros entrarem ou fazerem parte de outras ordens. Essas pessoas prometeram não revelar esses segredos dessas ordens para os profanos. Em respeito a essas pessoas e ordens nós também não vamos revelar tais segredos de certas ordens. Muito do que se pensa serem segredos nossos são na verdade segredos de outros, que nos foram confiados, para nosso benefício, conhecimento ou simplesmente por amizade. Assim por respeito a estes não revelamos seus segredos, assim como, esperamos, guardam alguns nossos. Esse recíproco respeito também está incluso nessa razão porque ele também evita conflitos, tanto o ataque à pessoas da nossa ordem diante de outros meios que frequentem, quanto nos poupa do desgaste de ter que se defender ou responder críticas ignorantes ou mal fundamentadas ou acusações partidárias apaixonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário