segunda-feira, 3 de maio de 2021

Esclarecendo sobre a F.I.T.O. - parte 2

 A nossa F.I.T.O. não tem nome (por isso é comum se confundir a sigla descritiva na qual é classificada com um nome próprio), mas se aprensenta por vezes na categoria de outras siglas. Porque ter um nome seria institucionalizar a fraternidade isolando-a das demais e aderir a outra obediência que não a única e verdadeira do alto, da Ordem de Deus direta. 

Isto em termos práticos seria uma forma de distinguir esse grupo ou grupos de outros, mas por outro lado seria uma divisão, separando-se de outras fraternidades irmãs (como por exemplo, a maioria das ordens denominacionais de hoje que estão sempre sob alguma obediência, por exemplo, algumas a uma doutrina ou igreja denominacional, outras a maçonarias ou rosacruzes específicas, outras a determinadas escolas filósoficas, etc.).  E assim também pode não estar em contato direto com o Onisciente e a dimensão do Eterno, mas permanecendo apenas nesta materialidade, a tradições humanas, ritos vazios, crenças, mundanismo ou ligada diretamente à esfera refletora da ilusão (que geralmente chamam de astral), o que é pior.

Nós não ensinamos divisões. Por este motivo o modelo popular, denominacional, não nos serve também. O modelo tradicional tem sido sempre preservado e ressurgido apesar do desconhecimento quase absoluto da população e a falsa impressão dada por algumas "sociedades secretas" ou ordens secretas, e mesmo diante das calúnias dos difamadores (que, por um lado, estão mais divulgando gratuitamente do que atrapalhando).

O tipo de metodologia

Se nos basearmos no que abordamos no capítulo anterior diremos que somos do tipo quase quase que totalmente espiritual, mais voltado à inteligência e ao intelecto e práticas bastante específicas, em pouca quantidade para que haja o foco, o treinamento intensivo em cada uma delas e o tempo para realizar todas as condições necessárias. Isto significa que temos um método próprio escolhido por sua eficiência (não por ser atrativo nem diversificado) e pela sua colaboração, não somente em atingir os objetivos específicos, mas também o geral e principal.

Continua...

Um comentário: