PARTE I:
SISTEMA PRÁTICO MÍNIMO
Para obter a graduação total são necessários três tipos de formação
simultâneos em cada grau: (1) prática, (2) de conhecimentos e (3) ritualística.
Nesta ordem de importância. Assim sendo a prática o mais importante é preciso
que o estudante conheça o esqueleto básico de práticas iniciáticas, aquelas que
todos terão que realizar para alcançar os objetivos cada vez mais elevados.
1 = A
GRADUAÇÃO
É a preparação, onde serão
aprendidos os pré-requisitos indispensáveis. É a formação. O sistema atualizado
que levará qualquer pessoa a estar apto para o caminho iniciático, para o despertar
e para a Grade Obra. O sistema não é rígido: pode conter três ou quatro graus
conforme a decisão dos encargos, o que não alterará os nomes ou graus seguintes.
Os aprendizados, experiências e conhecimentos envolvidos nesse grau são
os relativos ao comportamento, à consciência e à atenção. A iniciada deve
comprometer-se com o estudo dos conhecimentos, a atenção vigilante constante e
experimentar a mudança comportamental. As práticas e conhecimentos são fixos, isto
é, pré-determinados. E os ritos são variáveis e de caráter experimental para o
estudante sendo a iniciação final fixa. Há também ritos que não são de caráter
experimental para nós, mas já experimentados e confirmados, sendo abertos ao
público por serem considerados bons, que devem ser experimentados pelas
estudantes, sendo para ela de caráter experimental obrigatório à formação
prática. Existem graduações ritualísticas opcionais. Tudo isso é falado na
parte sobre ritos e o que são ritos.
Os graus práticos são os abaixo relacionados, mas não os ritos.
Os conhecimentos e ritos serão explicitados em outros artigos.
Cada grau tem três iniciações essenciais e várias opcionais. As
iniciações de cada grau, exceto o primeiro, não são sempre necessariamente
dadas na mesma ordem, mas de acordo com a análise do professor a cerca da
necessidade e ou aptidão do candidato.
Mas as últimas só podem ser mudadas em sua sequência dentro da própria
graduação: não podem ser dadas ao graduando, mas apenas ao doutorando ou àquela
que esteja no último grau da pós-graduação, a não ser por alguma razão muito
bem fundamentada (por exemplo, alguém com muitas faculdades bem despertas ou
alguém cuja morte é muito próxima).
Os conhecimentos requeridos a cada grau são vários, não apenas de um
tipo. Por exemplo, quando vai aprender meditação sentada aprenderá vários tipos
de meditação sentada, seus métodos e tudo o mais requerido em cada uma como
preparação, local, posturas corporais e mentais, as etapas, os fundamentos, opções
como mantralização, visualização, respiração, etc., e se necessário ou pedido,
um histórico, as tradições e ou livros e linhagens de origem, histórico de
resultados, etc. e isto é valido para todas as práticas.
1º Grau:
exotérico; científico; moral. Enfatiza o conhecimento, o comportamento e a consciência.
É adquirir.
Iº Grau
Ela deve aprender a praticar a atenção vigilante momento a momento sem
tentar alterar nada, apenas observar e principalmente observar-se. O exercício
principal para isto é estar sempre consciente da consciência, de seus conteúdos
e das ações mentais, da fala e corporais.
IIº Grau
Ela deve, além de continuar com
a prática do primeiro grau, aprender a meditação formal em suas quatro
posturas: sentado, andando, em pé e deitado. Ela deve praticar diariamente
também essas práticas, quantas queira e quantas vezes queira por dia.
IIIº Grau
Ela deve experimentar os
primeiros quatro treinamentos comportamentais continuando as práticas do
primeiro e segundo graus e observando as consequências dessas alterações do
comportamento. A tomada desses treinamentos pode ser feita de uma em uma ou
todas de uma vez.
Os quatros treinamentos são: (1)
não matar (nenhum ser sensciente, isto significa praticamente que não deve
destruir ou causar sofrimento em qualquer animal, que não deve mais matar a não
ser por extrema necessidade nada além de vegetais, ou seja, não deve matar
nenhum ser que tenha consciência); (2) não roubar; (3) não ter relações sexuais
inapropriadas (isto quer dizer não ter relação sexual, forçada, através de
chantagem, através de ameaça ou qualquer outro jogo de poder ou troca, relação com
menor sob responsabilidade dos pais, com alguém casado ou comprometido com
outro, com animais, com vegetais, com cadáveres, etc.); (4) não mentir.
Junto com isso deve
gradativamente aprender e por em prática o abandono dos obstáculos, das
primeiras impurezas e problemas; o “soltar”, o desapego e o não agarrar; a
transformação das emoções ruins e das impressões; as três marcas e os quatro
esforços.
Junto com a atenção vigilante de
instante a instante nesse estágio ela deve adicionar o questionamento e a
observação sobre em que plano está para que essa atenção seja despertada também
quando estiver em outros planos, para isso ela receberá métodos de observação, de
analisar e de testar para saber com certeza me qual plano se encontra. O
caminho do alquimista em seu primeiro significado a ser aprendido: transmutar o
chumbo da personalidade egóica no ouro da virtude da consciência pura.
Ao final do processo ela deve
dominar a atenção, os processos meditativos e Rigpa e compreender os benefícios
da adoção dos treinamentos (benefícios internos e no ambiente) e relatar sobre
as experiências em outros planos.
2 = A
PÓS-GRADUAÇÃO
2º Grau:
mesotérico; científico; religioso. Enfatiza a vontade, a consciência, o amor e a
experiência direta (antes dissemos que esse grau enfatizava mais a vontade,
porém trata-se de um dos aspectos da vontade, seu conhecimento, o outro, sua
manifestação, serão ensinado no grau seguinte; e o amor já precisa ser
aprendido no aspecto religioso e
universal, no grau seguinte seu aspecto supremo de união será ensinado). É abandonar.
IVº Grau
A iniciada deve aprender a
meditação metta, seus métodos e utilizá-los diariamente. Ela deve também
aprender a meditar sobre um tema. Cabe ressaltar que meditar sobre um tema não
é pensar sobre ele, como fazer isto será ensinado. Ela deve estudar os temas e
escrever também, criar algo sobre eles (podem também ser gráficos, desenhos,
representações simbólicas, matemáticas ou geométricas). Aqui a meditação será
ainda mais relacionada ao conhecimento. Então acrescentado às práticas do 1º
Grau deve meditar sobre os seguintes conhecimentos adquirido, por exemplo:
quatro nobres verdades e o nobre caminho óctuplo; namarupa; três princípios;
três faces da verdade (consciência, amor e vontade); as três marcas; os cinco
treinamentos; paramis; o Uno, a gnosis, o Tao e o despertar; os sete princípios
herméticos; os três fatores do despertar da consciência; os sete fatores do
despertar; os quatros jhanas; as quatro realizações supra humanas; os quatro e
os cinco elementos da natureza; nirvana; os quatro fundamentos da atenção e
outros temas práticos do dharma; a verdade exposta e oculta na tabua de
esmeralda , no sutra do diamante, na pistis sophia e outros escritos que lhe
serão apresentados; o significado do ser e do universo; a unidade da
multiplicidade; a morte e o renascimento; a conciliação dos paradoxos; o
“vazio” em seus três aspectos (anatta, sunnata e Nirbbana ); as núpcias alquímicas; o significado
dos símbolos que nos rodeiam (da vida). Deve também conhecer a lei do eterno
retorno, meditar sobre ela e explicá-la, etc. depois disso deve escolher o tema
principal, que constituirá sua tese de pós-graduação (ou seja, não é uma
escolha apenas intelectual, ela terá que experimentar algo deles através da
meditação e quiçá fundindo-se durante esta ao tema).
Vº Ela deve
aprender outras técnicas de desdobramento psíquico (astral e agora também
mental). Sabendo isto deverá aprender a dirigir-se a locais sagrados ocultos e
conhecer diretamente seres destes locais. Deve elaborar também, baseado no
nosso sistema de experimentos, testes comprovatórios dessas experiências seres
e realidades(que garanta não se tratar, no sentido normal da palavra, de um
sonho, uma fantasia, um delírio ou mentira). Junto ao desdobramento astral e
mental deve completar os cinco treinamentos e os cinco treinamentos especiais
em retiros, períodos e datas especiais.
VIº Ela
aprenderá e ou aprofundará conhecendo os aspectos mais ocultos do seguinte: seis
ritos tibetanos; yogas (da clarividência também); divindades e meditação com
as; transmutação e sublimação solitária; telepatia, telecinese, a economia da
natureza, dos centros, do sexual, muscular, dos sentimentos e dos sentidos.
Deve junto a isso aprender os antídotos e sua utilização e também; psicologia e
medicina psíquica (introdução, fundamentos e elementos); as relações de saúde e
karma; a filantropia; sobre rituais, consagrações, conjurações, exorcismos,
invocações e evocações; os mecanismos efetivos das religiões e a real natureza
das divindades. Ela deve aprender a tingir os jhanas (dhyanas) e os sete fatores.
Deve aprender e decidir pelo abandono dos três primeiros grilhões; aprender a transformação
dos venenos a meditação com visualização, o tong lem e outras curas,
fitoterapia e medicina oculta (conhecimento). Pode ser introduzida na operação e
receber palavras de poder. Deve aprender a transmutações solitárias em
movimento (exercícios, posturas, mantras...); experimentos “extrafísicos” com
seres e materiais; técnicas de conhecimentos de mundos superiores; as dez
perfeiçoes (e praticá-las); o caminho do diamante. Aqui serão revelados: o
segundo sentido do caminho alquimista da transformação; o templário e o templo.
O que dá o grau (a formatura) é o jhana e a diminuição dos grilhões e a decisão
pelo caminho (se tornar monge ou cavaleiro do xadrez).
3 = A
DOUTORAÇÃO
3º Grau:
esotérico, científico, tântrico. Enfatiza o amor, a vontade e a transformação.
É união.
VIIº Deve aprender o caminho do bodhisattva
(conhecimento do terceiro giro da roda do dharma) e as práticas requeridas,
tomar então os treinamentos requeridos iniciais de sua preferência. Deve aprender
os significados profundos do ser, do universo e de sua missão; descoberta sua
vontade verdadeira, agora realizá-la. Avaliar profundamente as práticas
anteriores e um aprofundamento das mesmas deve ser feito, detalhamento da
meditação e práticas num nível mais profundo e ainda mais particular.
VIIIº Novas práticas, práticas tântricas completas.
União e assunção das divindades. Domínio dos realizações imateriais e do caminho
óctuplo. O caminho do bodhisattva completo. A transformação dos venenos e o
abandono dos três grilhões. O abandono total e real das três primeiras
impurezas e pelo menos o arrefecimento das segundas. Preparações alquímicas,
chás porções e outros elementos externos. Zen e vendo não vejo, não vendo vejo.
Caminhos da mente única e da não mente (praticando o caminho da mente única).
IXº A unificação
dos caminhos: o alquimista, o monge(“abismo”, “deserto” e ou cavaleiro (chefe de família, professor) e o bodhisattva.
A unificação dos caminhos, doutrinas teorias, religiões, escolas, ordens; a união
de todos os raios da roda no cubo central e a visão do eixo Transmutação
alquímica, solitária e de casal. Tantra hinduísta, budista, hermético e taoísta
(suas diferenças e igualdades) e as quatro sabedorias tântricas. As transmutações
psíquica, física e sexual. Retirando os véus. Abandono dos cinco obstáculos.
Observe que sempre desde o quarto grau até aqui cada grau de experiência está
atrelado a graus de virtude e purificação, isto não é vão. Assim também cada
estágio meditativo e cada etapa comportamental esta diretamente relacionada com
o progresso na realização da experiência direta e da visão. Isto tudo é pré-requisito
do que vem a seguir. A arte real. Yoga, lamaseria, seis ritos e seis yogas,
sete yogas, yoga superior, cura. A experimentação das mais altas realizações. A
grande união, união; a união com o pai, com a mãe; a união com o Uno.
A consecução desse grau deve ser
prática, teórica e de realização. Como as realizaçoes podem ser difíceis para
alguns o requerido para a graduação são o total domínio das outras duas partes,
isto é das praticas e das teorias. As realizações requeridas são todas as dos
graus anteriores (do Iº ao VIº pelo menos) e as fundamentais desses graus do
doutorado: VIIº descoberta da vontade; VIIIº abandono dos três grilhões com
resultados visíveis na meditação e IXº auto transformação alquímica pessoal. O significado
profundo disso, porém, só é entedido pelas iniciadas.
4. GRAUS
SUPERIORES DE PURA REALIZAÇÃO
Xº O
despertar, a iluminação, a liberação, nos níveis menos elevados de arahant e
bodhisattva.
XIº O
despertar, a iluminação, a liberação, no nível mais elevado de arahant e bodhisattva.
Sobre estes pouco pode ser dito
e compreendido, mas existem textos sagrados e alguns dos nossos artigos serão
sobre isto.
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